Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Educação e Ação Social e Ambiente
Comunidade, ambiente e educação em foco na terceira semana do Famalicão Visão’25
    01-10-2018
    Vila Nova de Famalicão continua a definir as prioridades estratégicas para os próximos anos. Promover o envolvimento comunitário e a participação cívica, estimular a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade e despertar a sociedade para uma educação inovadora e interdisciplinar. Comunidade, ambiente e educação são estes os temas que vão estar em foco nesta terceira semana do Festival Famalicão Visão’25.

    Comunidades em fusão “Aldeias em Festa” é o laboratório proposto pela CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais para se explorar a proposta de um projeto cultural
    Comunitário, assente em parcerias improváveis, inesperadas e incomuns, e potenciador dos valores patrimoniais (e arqueológicos) do território. O laboratório acontece já esta segunda-feira, 1 de outubro, pelas 20h30, na Fundação Castro Alves.

    Na quarta-feira, dia 3, pelas 14h00, na Casa do Território, promove-se o encontro “Hortas em Rede”, colocando em rede os projetos e entidades promotoras e gestoras de hortas, para partilha de experiências, metodologias, recursos e soluções. A iniciativa parte das CSIF’s de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas; e Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães, Novais.

    O ambiente é quem mais ordena na iniciativa “Baixo Pelhe Mais Limpo, Rota dos Rios+”. Comprometidos com a valorização das margens do Rio Pelhe, no dia da implantação da República, 5 de outubro, a CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, em colaboração com o projeto “Os Nossos Rios”, convida a população local para diversas atividades de beneficiação e preservação dos seus recursos hídricos. A iniciativa realiza-se a partir das 10h00, no Moinho S. Marçal, em Esmeriz.

    A semana termina com o tema da educação em debate com a iniciativa “Escola Sem Muros”. Desde alguns anos, a rede das “Cidades Educadoras” vem afirmando de que as cidades e os territórios já detêm muitos espaços e saberes que devem ser mobilizados como recursos pedagógicos. A CSIF de Landim, Avidos, Lagoa e Seide lança-se pois na descoberta desses recursos para além dos muros da escola. Sabendo que é necessária toda uma aldeia para educar uma criança.

    Sob o tema Comunidade de Futuro, o Festival Famalicão Visão’25 realiza-se até 27 de outubro, com a colaboração de mais de 60 entidades e a promoção de cerca de 25 ações diversificadas e descentralizadas, que envolvem diretamente muitas centenas de pessoas.

    Recorde-se que o projeto Famalicão Visão 25 nasceu em 2014 no enquadramento da elaboração do Plano Estratégico 2014-2025 para o concelho, que apontou para o desenvolvimento de uma comunidade verde tecno-industrial global, num território verde multifuncional. Na altura, a autarquia utilizou o sofá para questionar os famalicenses sobre “como gostariam de ver Famalicão daqui a 10 anos?”, envolvendo-os num verdadeiro ato de cidadania e de participação cívica. Mais de mil pessoas sentaram-se no sofá e partilharam os seus projetos para o futuro com a comunidade.

    Entretanto, em 2016, realizou-se a segunda edição do festival, sob o lema “Marcas de Futuro”, com um pedido sério de compromisso e envolvimento dos famalicenses com a comunidade. A questão colocada era “O que podes fazer por Famalicão”, sendo que a resposta implicava diretamente uma vontade e um compromisso. Compromisso esse que se pretende agora renovar com a pergunta “O que mais gosta de Famalicão?” a dar a ignição para uma grande reflexão coletiva sobre o futuro da comunidade.
    O sofá amarelo acompanhará as várias iniciativas interpelando e interagindo com os famalicenses.

    Festival Famalicão Visão’25
    Comunidade de Futuro
    3.ª Semana _ Programa

    Comunidades em Fusão ‘Aldeias em Festa’
    Dia: 1 outubro
    Local: Fundação Castro Alves
    Cocriação cultural local de um produto artístico de fusão musical, assente em parcerias improváveis, inesperadas e incomuns, e potenciador dos valores patrimoniais (e arqueológicos) do território, sob o mote “o espaço e o tempo”.
    Programa:
    20h30 – Abertura /Apresentação
    21h00 – Focus group, Constituição de grupos de trabalho
    22h30 – Encerramento
    23h00 – Fecho

    Hortas em Rede
    Dia: 3 outubro
    Local: Casa do Território
    Colocação em rede dos projetos e entidades promotoras e gestoras de hortas, para partilha de experiências, metodologias, recursos e soluções.
    Programa:
    14h00 – Abertura
    14h30 – Apresentação dos Objetivos da Sessão
    14h40 – Constituição de grupos de trabalho
    16h15 – Apresentação dos Resultados dos Grupos
    16h45 – Encerramento
    17h00 – Coffe End

    Baixo Pelhe Mais Limpo, Rota dos Rios+
    Dia: 5 outubro
    Local: Moinho de São Marçal, Esmeriz
    A Rota Rios+ consciencializa para a Valorização do Território pela incorporação dos eixos temáticos: Água, Paisagem e Valores Naturais, apresentando um Plano de Ação Comum para Projeto Local Os Nossos Rios, ‘Baixo Pelhe Mais Limpo’ a implementar pela comunidade local, e no qual os parceiros locais assumem um compromisso para com o Rio Pelhe.
    Programa:
    10h00 – Acolhimento
    10h15 – Adoção de troços do Rio Pelhe
    10h30 – Intervenções de beneficiação no Rio e suas margens
    11h45 – Entrega do Pergaminho com os compromissos da comunidade

    Escola sem muros
    Dia: 6 e 13 outubro
    Local: Centro de Estudos Camilianos
    Construção de Projeto Educativo (em conjunto) com a comunidade, enquanto suporte para o aumento de competências pessoais com a interiorização de valores e atitudes e humanizando os recursos locais que pertencem à comunidade.
    Oficina: Dia 6 de outubro (sessão para parceiros)
    Programa:
    9h30 – Abertura
    9h45 – Constituição de grupos de trabalho temáticos e construção simbólica do Mapa Educativo
    12h00 – Próximos passos & Encerramento
    Seminário: dia 13 de outubro
    Programa:
    9h30 – Abertura: Carlos Teixeira (Diretor do AECCB)
    10h00 – Apresentação dos resultados da Oficina: Mapa Educativo
    10h45 – CoffeBreak
    11h00 – Intervenção de Andrea Duarte (Instituto das Comunidades Educativas)
    11h30 – Intervenção de Carlos Neto (Faculdade de Motricidade Humana)
    12h00 – Encerramento: Leonel Rocha (Vereador da Educação)
    Programa completo em: http://www.vilanovadefamalicao.org/_atividades_fv25
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
303 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse