Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Famalicão lança nova edição do Boletim Cultural
    11-10-2018
    “Cada edição do Boletim Cultural do município de Vila Nova de Famalicão consubstancia o nascimento de um documento histórico de enorme relevância para a cultura e história local que, como se reconhece, é essencial para o conhecimento da história nacional”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, inicia o texto de abertura de mais uma edição do Boletim Cultural de Famalicão que já é publicado há 38 anos.

    O volume com os números 10 e 11 da IV série do Boletim Cultural foi apresentado esta quinta-feira, 18 de outubro, no Arquivo Municipal Alberto Sampaio. A cerimónia ficou marcada pela realização de uma conferência baseada no trabalho de abertura da publicação “What’s in a name?” de Armando Coelho Ferreira da Silva. A iniciativa inseriu-se no ciclo de conferências “Conta-me a História” que o município de Vila Nova de Famalicão tem vindo a promover à volta da sua História e das suas figuras mais proeminentes.

    A este propósito, o coordenador do Boletim Cultural, Artur Sá da Costa afirma que “Famalicão: uma Terra - Vila – Nova – com mais de oito séculos de história, selados em 1205, pelo Foral D. Sancho I, vive na angustia de não ser capaz de decifrar o enigma que ensombra o seu nome! Deste vazio, como sabemos, emergiu a lenda popular do “Famelião”, inconsistente e absurda. Há anos que está absolutamente desacreditada e enterrada.”

    Com 556 páginas, a publicação divide-se em três capítulos, “História Nacional. História Local”, “Memória. Património. Identidade” e “História do Presente”. A obra reúne um conjunto de trabalhos de investigação sobre a história, cultura e património famalicense da autoria de Adília Fernandes, Álvaro Santos, Amadeu Gonçalves, Ana Bela Morais, António José Queiroz, António Freitas, A. Martins Vieira, Armando Coelho Ferreira da Silva, Artur Sá da Costa, Elzira Machado Rosa, Felisbela Oliveira Leite, Henrique Barreto Nunes, Jorge Manuel Vieira Pamplona, J. Viriato Capela, João Afonso Machado, Jorge Fernandes Alves, José Manuel Lages, José Manuel Lopes Cordeiro, José Manuel Tengarrinha, Luís Gonzaga Cardoso de Almeida, Maria Amália Sequeira Braga, Norberto F. Cunha, Odete Paiva, Rogério Bruno Guimarães Matos, Teresa Maria Fernandes Valente e Vítor Ribeiro.

    Refira-se que o Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão teve a sua primeira edição em 1980, a acompanhar o primeiro grupo de boletins culturais publicados por algumas autarquias portuguesas após as primeiras eleições autárquicas nacionais de 1976.
18/10/2018 Famalicão lança novo Boletim Cultural
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
697 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse