O SEU LUGAR
Defesa do Animal

“Um animal não é um presente. Não adote por impulso” alerta a Câmara de Famalicão

17-12-2021
Ter um animal de estimação na família é uma experiência fantástica, principalmente quando existem crianças no agregado! Os animais são sinónimo de brincadeira, alegria, leald ade e amizade incondicional. Mas a decisão de adotar ou adquirir um amigo de quatro patas deve ser bem ponderada e planeada, não pode ser um impulso do momento. Por isso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o CROA estão a lançar uma campanha de sensibilização para uma adoção responsável e consciente de animais de estimação, de forma a evitar as decisões impulsivas, tão comuns nesta quadra natalícia.

Sob o mote “Um animal não é um presente. Não adote por impulso”, a campanha incita as pessoas a refletirem antes de levarem um animal para casa. Trata-se de vidas que merecem o nosso respeito e que para além da felicidade que geram, exigem também responsabilidade e muita dedicação.
Neste sentido, oferecer um animal a um amigo ou familiar, como se fosse um presente de Natal, sem antes ter a certeza de que estes estão preparados para assumir essa responsabilidade é desaconselhável. A adoção ou aquisição de animais de companhia “por impulso” é muito arriscado e contribui, muitas vezes, para o aumento dos casos de abandono e devolução de animais ao canil.
Ter um animal de estimação não é apenas um privilégio, é uma grande responsabilidade.
7838 leituras